Calendário 2020 do Ecommerce
As datas comemorativas oferecem um grande potencial para o comércio digital, elevando as vendas, atraindo novos clientes e aumentando o ticket médio. Pensando nisso, 0 Calendário 2020 do Ecommerce é uma iniciativa da Linka para te ajudar a pegar carona nas oportunidades de venda oferecidas por esses períodos, tendo a oportunidade de planejar as tuas ações de forma antecipada e estar sempre preparado para garantir uma boa experiência de compra aos seus clientes.
Também separamos uma série de dicas de ações para te ajudar a definir a melhor forma de abordar a clientela e se destacar da concorrência, além de trazer dados relevantes que mostram o grande potencial oferecido por essas datas.
O que você vai encontrar nesse Calendário 2020 do Ecommerce:
- Como Garantir o aumento das vendas em datas comemorativas
- Calendário 2020 do Ecommerce
- Feriados Prolongados de 2020
- Aniversários das Capitais Brasileiras
- Os segredos para ter um ano promissor nas vendas
- Sobre a Linka
Boa leitura e boas vendas!
Como garantir o aumento das vendas em datas comemorativas
Abaixo seguem algumas dicas essenciais para criar uma boa estratégia, alavancar suas vendas e o valor do ticket médio em datas comemorativas:
- Defina a melhor estratégia para abordar os seus clientes.
- Analise a viabilidade de incentivos como descontos e fretes grátis.
- Estabeleça um clima de incentivo ao consumo, mesmo naquelas datas que não estão diretamente ligadas à compras.
- Defina quais os aspectos essenciais a serem trabalhados na data em questão, especialmente no que diz respeito à logística.
- Direcione suas ações de marketing digital, como e-mail e anúncios patrocinados, para os segmentos de público que se identificam com as datas escolhidas.
- Utilize informações obtidas pelo CRM para enviar ofertas que tenham a ver com o perfil dos seus clientes.
Janeiro
Janeiro é um excelente momento para realizar a queima de estoque de produtos, com liquidações para atrair compradores e também para renovar os produtos.
Também é o mês de volta às aulas, ou seja, uma excelente oportunidade para investir em promoções de produtos de papelaria, tênis, mochilas e tudo mais o que está ligado ao ambiente escolar.
Dados: Dados do IBGE mostram que nos últimos anos, o mês de janeiro apresenta variações positivas no volume de vendas do varejo em relação a dezembro. Em janeiro de 2019 o volume de vendas foi 0,4% maior em relação a dezembro de 2018. Em janeiro de 2018 esse índice ficou em 0,9%. (fonte https://go.linka.com.br/a6159)
Dia 01 – Ano novo
Dia 07 – Dia do leitor
O dia do leitor é uma excelente oportunidade para ecommerces de livros atraírem seus clientes aficionados por literatura com descontos e condições especiais de compras. Ofereça compras casadas com coleções e trilogias para elevar o valor do ticket médio.
Dia 25 – Aniversário de São Paulo
Em 2020, São Paulo completou 465 anos. Atraia clientes da região com frete grátis ou descontos especiais para a capital paulista.
Confira todos os aniversários de capitais!
Dia 30 – Dia da saudade
O Dia da saudade é uma época para investir na nostalgia, além de ser o período ideal para ações de remarketing, re-atrair clientes desengajados e recuperar carrinhos abandonados oferecendo condições especiais, como brindes e descontos. A ideia é mostrar aos clientes o quanto eles são especiais para você.
Dica Linka: Sempre que for trabalhar promoções, lembre de cadastrar seus produtos no marketplace com 30 dias de antecedência para que eles sejam aprovados a tempo!
Fevereiro
Em fevereiro acontece o mais extenso feriado nacional: o Carnaval. Como muitas cidades realizam comemorações de rua, isso pode afetar a entrega dos produtos, então é preciso ficar atento. Além disso, as equipes de atendimento costumam ser reduzidas durante o feriado, então é importante planejar o suporte do seu ecommerce nesta data.
Dica Linka: Comece a planejar as suas estratégias para o Dia da Mulher e também para o dia do Consumidor.
Dia 14 – Dia de São Valentim (Valentine’s Day)
No Brasil o dia dos namorados é comemorado oficialmente em junho, mas vem crescendo nos últimos anos as ações pensadas para o Valentine’s Day, data famosa em outros países, especialmente nos Estados Unidos. Personalize seu site e suas páginas para estimular os clientes a aderirem a essa comemoração. Crie kits e promoções pensadas em casais e invista em cartões de presente e embalagens. Lembrando que o Valentine’s day não se restringe apenas a casais, mas também a amigos e outras pessoas queridas.
Dia 17 – Dia mundial do gato
Eles são os verdadeiros reis da internet, e como não poderia deixar de ser, também tem um dia só para eles. O dia mundial do gato pode ser uma oportunidade para os segmentos de pets criarem campanhas que motivem os amantes de felinos a comprar presentes para os seus bichinhos.
Dia 19 – Dia do esportista
Essa é uma boa data para de pensar em ações focadas tanto em pessoas que já praticam algum esporte ou então que querem começar a levar uma vida mais saudável.
Dica Linka: Esse público costuma carecer por informações, sendo uma boa alternativa investir na criação de material rico, como um e-book ou infográfico, explicando o uso de produtos e acessórios esportivos, além de dar dicas de como começar a se exercitar e como levar uma vida mais saudável.
Dia 25 – Carnaval
Engana-se quem pensa que o ecommerce não vende no Carnaval. A época é um prato cheio para os segmentos de fantasias, maquiagem artística, e todo tipo de acessórios inusitados como doleiras, tiaras, óculos de sol, tudo que possa compor o look na folia. O comércio de bebidas e o de pacotes turísticos também costuma estar em alta nesse período.
Dados: Segundo o Ministério do Turismo, em 2019 o Carnaval injetou R$ 5,4 bilhões na economia dos cinco maiores destinos dessa época; Rio de Janeiro , São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. (fonte https://go.linka.com.br/68a97)
Dica Linka: Como o feriado pode afetar as condições de frete, planejar-se com antecedência e garantir ao consumidor que o produto chegará a tempo da folia é uma maneira de se destacar da concorrência.
Quer a nossa ajuda para planejar seu calendário 2020 de ecommerce? Entre em contato com a gente!
Março
O mês de março é marcado pelo aniversário de diversas capitais do país. Também é o mês em que se comemora o dia do consumidor, data criada estrategicamente para elevar as vendas nesse período.
Dia 01 – Aniversário do Rio de Janeiro
No aniversário da segunda maior cidade do país, vale a pena criar campanhas pensadas no público carioca! Botão: Confira todos os aniversários de capitais!
Dia 8 – Dia da mulher
O Dia Internacional da Mulher é um dia de grande importância que tem ganhado força nos últimos anos. Além de ser uma excelente oportunidade de trabalhar a imagem da sua empresa, é uma chance de elevar as vendas em ecommerces voltados para o público feminino.
Uma boa dica é investir em descontos e condições especiais de frete para as clientes mulheres. Mas cuidado: nada de anunciar apenas utensílios de cozinha e eletrodomésticos. Uma boa ideia é fornecer cupons de desconto exclusivos para que elas possam decidir aquilo que querem comprar. Invista também numa boa experiência de pós-venda, enviando e-mails de agradecimento e perguntando como foi a experiência de compra da sua cliente. Assim você estreita laços e também pode pensar em melhorias para ações futuras.
Dia 15 – Dia do Consumidor
O dia do consumidor já vem se firmando como uma data importante para o comércio eletrônico, com uma chuva de descontos e liquidações. A ideia aqui é “presentear” o cliente” Aproveite também para trabalhar ações de remarketing, mostrando aos seus clientes o quanto eles são importantes para você.
Vale a pena investir em descontos e cupons especiais para antigos clientes, além de ações para re-engajar compradores inativos. Utilize o pós-venda para re-atrair os clientes em datas futuras.
Box: Dados:
De acordo com relatório da Social Miner, as compras para o Dia do Consumidor de 2019 começaram já no dia 12, com lojistas antecipando as promoções. A variação de compras chegou a 41,71% de aumento em relação aos demais finais de semana de 2019. O valor do ticket médio foi de R$ 475,56 e as categorias mais procuradas foram as de beleza e saúde, informática e moda. Outro dado interessante é que 3,5% dos clientes que compraram em 2018 retornaram às mesmas lojas em 2019. (fonte https://go.linka.com.br/c3644)
Dia 17 – Saint Patrick’s Day
Essa é uma data tipicamente irlandesa mas que vem se popularizando cada vez mais no Brasil; A data é muito associada à cerveja e ao trevo de quatro folhas, que simboliza a boa sorte. Uma ótima oportunidade para pensar em promoções de bebidas e também de produtos que explorem o imaginário folclórico irlandês, como camisetas, canecas e acessórios personalizados.
Dia 20 – Início do Outono
Toda mudança de estação é uma excelente oportunidade ecommerces de moda. É o período de trocar as coleções e estimular a venda de novos itens de vestuário e acessórios que tenham a cara da nova estação.
Abril
Abril é marcado pelas comemorações da Páscoa, data importante para os nichos de decoração e utensílios de cozinha . Também é o mês que antecede uma das principais datas para o comércio: o Dia das Mães.
Dica da Linka: Comece aqui o planejamento para o Dia das Mães!
Dia 01 – Dia da Mentira
O dia da mentira é uma oportunidade de promover a interação da sua marca com o público de forma inusitada e investindo no humor. Mas cuidado: não use esse dia para criar falsas promoções ou enganar os seus clientes e tenha uma comunicação clara para que não abra espaço para interpretações erradas. A ideia é divertir o cliente, e não prejudicar a credibilidade da empresa.
Dia 10 – Sexta-feira Santa (feriado)
Dia 12– Páscoa
Será que só de chocolate vive o comércio na páscoa? Mas claro que não! A data é um prato cheio para ecommerces religiosos, de utensílios de cozinha, embalagens, decoração e eletrodomésticos. Mas usando a imaginação você pode pensar em vender todo tipo de produtos personalizados, desde canetas, brinquedos, até produtos para Pets.
Mesmo que não vá promocionar nenhum item específico na data, personalize suas páginas para entrar no clima do feriado.
Dia 21 – Tiradentes (feriado)
Dia 23 – Dia Mundial do Livro
Assim como no dia do leitor, o Dia Mundial do Livro é uma oportunidade para cativar amantes de literatura, seja com cupons de desconto, promoções em livros e coleções como na venda de itens relacionados como camisetas e canecas de personagens famosos da literatura mundial.
Final de Abril – Dia do frete grátis
Uma data que vem aos poucos se fortalecendo no Brasil, O Dia do Frete Grátis consiste em uma parceria entre ecommerces e marketplaces para oferecer condições especiais de entrega e que acontece sempre na última semana do mês.
É uma boa oportunidade para estimular seus clientes a antecipar as vendas para o Dia das Mães. Uma boa estratégia é oferecer frete grátis para regiões determinadas ou então para compras acima de um determinado valor.
Dados:
Levantamento realizado pela Econsultancy mostra que 55% da taxa de abandono de carrinhos em lojas virtuais de deve ao valor cobrado pelo envio. (fonte https://go.linka.com.br/c4314)
Maio
Maio é o mês das mães, um dos maiores eventos do varejo nacional, mas também traz uma série de outras oportunidades a serem exploradas pelos mais diversos segmentos de ecommerce.
Dia 01 – Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, é comemorado todo dia 1° de Maio. Para a data, vale a pena investir em itens de escritório e voltados para as profissões. Use a comunicação para homenagear os trabalhadores.
Dia 04 – Star Wars Day
O Star Wars Day é uma brincadeira dos fãs de Star Wars com o quatro de maio que em inglês, “May the fourth”, lembra o cumprimento Jedi “May the force be with you”. Pode ser uma oportunidade para se comunicar com essa fanbase, através de referências à saga e promovendo vendas de produtos relacionados como camisetas, livros, canecas, etc…
Dia 08 – Dia Nacional do Turismo
O Turismo é uma das atividades que mais crescem no país. Aproveite esse dia para oferecer pacotes de viagem e hospedagem com descontos especiais.
Dia 10 – Dia das Mães
Comemorado todo segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães é uma data chave para o comércio e uma oportunidade de aumentar as vendas oferecendo benefícios aos consumidores.
Lembrando que a comunicação não deve focar apenas no público feminino, uma vez que todo mundo compra presentes para as mães.
As campanhas costumam ter um tom mais emotivo e o ideal é que comecem com pelo menos 10 dias de antecedência.
Prepare seu ecommerce com antecedência, verifique estoques e prazos de entrega para garantir que os produtos cheguem a tempo. Um diferencial pode ser oferecer entrega rápida para aqueles que deixaram as compras de última hora.
Outra boa estratégia é investir em cupons de desconto, embalagens e cartões que te diferenciam dos seus concorrentes.
Box: Dados:
Um levantamento da Linx, empresa especializada em ecommerce, mostra que em 2018 o Dia das Mães representou um aumento médio de 9,3% nas visualizações diárias em lojas virtuais, com um pico de aumento de 31% nesta data. O aumento médio da receita nesse período foi de 9%. (fonte https://go.linka.com.br/0d2c1)
Segundo relatório da Social Miner, em 2019 o pico de vendas aconteceu entre os dias 6 e 8 de maio, a menos de uma semana do evento, mostrando uma tendência dos consumidores em deixar as comprar para a última hora.
Os itens que mais se destacaram em 2019 nesse evento foram Saúde e beleza, Eletrodomésticos, Eletroportáteis, Moda e Multicategorias. (fonte https://go.linka.com.br/e1498)
Dia 13 – Dia do Automóvel
O Mercado online de autopeças vem crescendo bastante nos últimos anos. Aproveite essa data para realizar campanhas para esse nicho específico, apelando também para os apaixonados por automobilismo.
Dica da Linka: O segmento de autopeças se tornou a categoria líder de vendas no Mercado Livre. Que tal anunciar os seus produtos por lá também? (fonte https://go.linka.com.br/968f1)
Dia 25 – Dia do orgulho Geek
O Dia do Orgulho Geek é uma data dedicada aos aficionados por literatura, histórias em quadrinhos, videogames, séries e cinema. Lembrando que esse público costuma ser formado por heavy users de mídias sociais, aproveite a data para promover um bom engajamento com seus clientes.
Esse nicho também é muito adepto ao universo de compras on-line, então garanta uma boa experiência de compra e pós compra.
Crie promoções de produtos relacionados aos universos Marvel, DC e Star Wars, além de eletrônicos, coleções, histórias em quadrinhos em geral, jogos vídeo-games, vestuário e canecas.
Junho
Junho é o mês das quermesses e dia dos namorados! Use a criatividade para o seu ecommerce também entrar no clima!
Dia 03 – Dia Mundial da Bicicleta
Que tal pensar em campanhas voltadas para os ciclistas? Aqui vale desde descontos em bicicletas, peças e acessórios até promoções em serviços de aluguel de bikes. Que tal estimular seus clientes a usarem esse meio de transporte nesse dia?
Dia 11 – Corpus Christ
Dias 13 – 29 – Festas Juninas
A época das quermesses tem um imenso poder sobre o imaginário dos brasileiros. Que tal aproveitar para customizar seu site, chamando a atenção de novos clientes. Envie pequenos brindes com as suas encomendas como paçocas, pés-de-moleques e outros docinhos típicos ou então um correio elegante. Também é uma boa oportunidade para focar em roupas com estilo country.
Dia 12 – Dia dos Namorados
É comum nessa data que as lojas do varejo ganharem uma decoração vermelha e de corações. No ecommerce não tem como ser diferente! Customize o seu site e páginas para criar um clima mais romântico para os seus clientes.
A originalidade no presente é sempre uma questão nessa data, então prepare kits criativos, brindes, embalagens diferenciadas, além de oferecer promoções do tipo pague 1 leve 2. No segmento de turismo, criar pacotes para duas pessoas também é uma ótima ideia..
Dia 13 – Dia do Turista
Para quem trabalha no segmento de venda de passagens e pacotes turísticos aqui estão uma excelente oportunidade de homenagear seus clientes e recuperar carrinhos abandonados com condições especiais de pagamento.
Dia 20 – Início do Inverno
Além de ser o momento para o segmento de Moda e Acessórios trocar as coleções, é uma boa oportunidade para os ecommerces de casa e decoração lançarem campanhas para venda de edredons e outros itens que preparem a casa e a deixe mais aconchegante para a chegada das temperaturas mais frias.
Dia 28 – Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+
Assim como o Dia da Mulher, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+ é marcado pelas lutas dessa minoria por igualdade de direitos. Além de uma oportunidade de posicionar a sua marca, também é a chance de trabalhar um nicho de público ainda pouco explorado aqui no Brasil e que possui um grande poder aquisitivo. Mas cuidado para não cair em clichês e estereótipos na hora de selecionar produtos para promocionar. Muito mais do que escolher entre um item e outro, é necessário entender que os LGBTQI+ possuem todo um estilo de vida diferenciado.
Julho
Chegaram as férias escolares! Aproveite para pensar em promoções ligadas a esporte, lazer e brinquedos. Também ofereça vantagens para os pais que desejam antecipar a compra de material escolar para o segundo semestre.
Dia 13 – Dia Mundial do Rock
Hoje é dia de Rock, bebê! O Dia Mundial do Rock é uma excelente oportunidade para se relacionar com o público mais jovem nas redes sociais. Além do mais, é uma oportunidade de venda para os segmentos de instrumentos musicais, álbuns, CDs e itens colecionáveis. Também vale a pena investir em promoções com sorteio de ingressos para shows e festivais.
Dia 19 – Dia do Futebol
Que o futebol é uma paixão nacional, todo mundo sabe! Então aproveite essa data para conversar com seu público nas redes sociais e promover a venda de itens oficiais como bolas, camisetas, uniformes, e até mesmo livros com a história do esporte.
Também são válidas promoções com sorteios de ingressos para jogos ou kits com itens colecionáveis dos times favoritos dos seus clientes.
Dica Linka: No Dia do Futebol, não esqueça também de contemplar o futebol feminino. Focar em estratégias voltadas para o público feminino também é uma maneira de contornar os estereótipos da data e se destacar das demais campanhas.
Dias 24 de julho a 9 de agosto – Olimpíadas 2020
As Olimpíadas acontecem apenas de 4 em 4 anos, então, é melhor não deixar passar a oportunidade de surfar na onda desse evento mundial. Além do segmento mais óbvio a ser explorado, o de esportes, todos os tipos de ecommerce podem tirar proveito desse evento. Promova uma comunicação voltada para os jogos, e fique antenado às principais discussões para não ficar de fora.
Além disso, você pode pensar em campanhas que “premiem” seus clientes mais engajados ou proporcionar algum tipo de competição entre eles que leve a prêmios.
Dia 26 – Dia dos Avós
Avôs e avós mimam os seus netos com presentes e lembranças durante o ano todo. Que tal estimular os seus clientes a retribuem o favor no dia deles? Pense em campanhas emotivas que estimulem seu público a presentear os vovôs e vovós. Pensar em cartões e embalagens também pode ser um bom diferencial.
Dia 30 – Dia do Amigo
Ter amigos é muito bom e comemorar com eles, é melhor ainda. Existem várias datas consideradas como “Dia do Amigo”, mas o 30 de Junho é o mais aceito por corresponder ao Dia Mundial da Amizade definido pelo calendário da ONU.
Aproveite a data para fortalecer a sua marca, engajar o público e conquistar novos clientes. Você pode criar promoções como “marque um amigo e ganhe desconto”, “na compra de um produto, ganhe outro para presentear o seu amigo”, ou “indique um amigo e ganhe”. Também é uma boa data para fortalecer a relação com parceiros de negócios.
Agosto
Agosto é o mês de volta às aulas para o segundo semestre. Aproveite a proximidade do Dia do Estudante para pensar em campanhas e promoções no segmento de material escolar e papelaria.
Dica Linka: Já comece a pensar as suas estratégias para a Black Friday!
Dia 05 – Dia Nacional da Saúde
Essa data foi criada para conscientizar o brasileiro sobre cuidados com a saúde. Pode ser uma oportunidade para campanhas que estimulem a realização de atividades físicas e alimentação saudável. Com a devida cautela, também pode ser uma data a ser explorada pelo segmento de farmácias, clínicas e planos de saúde.
Dia 09 – Dia dos Pais
O dia dos pais é a época para criar campanhas focadas no público masculino, mas sem cair no clichê de oferecer gravatas e meias sociais como presentes. Existem inúmeros perfis de pais e todos eles podem ser contemplados, sejam eles viajantes, esportistas, homens de negócio, entre outros.
Para se destacar da concorrência, ofereça condições especiais de pagamento e frete. Assim como no dia das mães, entrega rápida é uma boa opção para quem deixa as compras para a última hora.
Historicamente segmentos como eletrônicos, eletrodomésticos, telefonia e celulares são alguns dos mais procurados, então, que tal criar uma área do seu site específica para o dia dos pais com esses produtos?
Não deixe de investir na criação de kits, assim como embalagens e cartões. Fique atento à experiência do cliente e mantenha o foco no pós-venda, assim, você fideliza compradores que ainda não conheciam a sua marca.
Box: Dados: Dados do Ebit/Nielsen mostram que em 2019, as vendas do ecommerce no dia dos pais superaram as do dia das mães em 14%. Os produtos mais vendidos foram Perfumaria e Cosméticos, Saúde, Moda e Acessórios e Casa e Decoração. (fonte https://go.linka.com.br/bb4ce)
Dia 11 – Dia do Estudante
Pense em campanhas focadas nesse público com descontos em materiais escolares, mochilas, notebooks e tablets.
Dia 15 – Dia da Informática
Aqui o foco é o comércio eletrônico. Vale desde promoções de notebooks e tablets, até a criação de kits de acessórios para o computador.
Setembro
O Mês é marcado pelo Início da Primavera, data importante para a moda, mas que também pode ser aproveitada por outros segmentos. Basta um pouquinho de imaginação!
Dia 15 – Dia do Cliente
No meio do turbilhão de ofertas desse período, realize ações que engajem seu público e te destaquem da concorrência.
Aqui o foco é criar campanhas que presenteiem o seu cliente, mostrando o quanto ele é importante para você.
Ofereça cupons de desconto, brindes, frete grátis para fidelizar o seu consumidor. Também é uma boa investir em ações de remarketing, resgatar consumidores desengajados e recuperar carrinhos abandonados.
Dia 22 – Início da Primavera
O ínicio da primavera também marca o retorno das temperaturas mais quentes, sendo uma excelente oportunidade para promover uma queima de estoque dos produtos de inverno, especialmente nos segmentos de decoração e de moda. Neste último, é o dia de lançar as novas coleções que tenham a cara dessa nova estação.
Dia 30 – Dia da Secretária
Uma data a ser explorada pelos segmentos de itens de escritório, informática e até flores e cartões.
Outubro
E aí, tudo pronto para a Black Friday? Se você ainda não terminou de se planejar, agora é a hora! Outubro também é o mês para começar a arregaçar as mangas para as campanhas de natal e ano novo!
Dia 01 – Dia Internacional da Música
Uma boa oportunidade para se comunicar com os amantes da música. Os produtos que podem ser promocionados são diversos, desde instrumentos, CDs e LPs, itens colecionáveis, livros, até artigos relacionados como camisetas, canecas, entre outros. Assim como existem diversos estilos musicais, também existem diversos perfis de adoradores da música, então pense em como cativar cada um deles.
Oferecer brindes com ingressos para a ópera, sinfônica, shows de rock e MPB também podem ser uma boa estratégia.
Dia 04 – Dia Mundial dos Animais
Esse é um dia essencial para cativar donos e amantes de Pets. Lance mão de campanhas com teor emotivo, que falem sobre cuidados e também sobre o amor para com os animais.
Lembrando que os clientes desse segmento costumam ser muito exigentes, então capriche no atendimento e passe todas as informações sobre produtos e condições de forma bem clara.
Dia 12- Dia das crianças
O dia das crianças representa um dos melhores resultados para o varejo ao longo do ano, especialmente no que diz respeito à venda de brinquedos.
No ecommerce não é diferente. Ofereça boas condições de compra como descontos progressivos e frete grátis.
Enviar um mimo para as crianças também é sempre uma boa pedida. Você pode criar um ambiente específico para o Dia das Crianças com produtos separados por idade e kits especiais, uma vez que muitos clientes compram presente para mais de uma criança.
Apesar do protagonismo da época cair sobre os brinquedos, existe toda uma série de segmentos a serem explorados, como o de roupas infantis, calçados, livros, tecnologia e produtos escolares.
Lembre de focar sua comunicação nos pais. Trabalhe com o lúdico e pense formas de trazer esses adultos de volta ao universo infantil. A publicidade para crianças possui regras específicas, então é necessário cautela ao planejar a sua comunicação.
Box Dados:
Dados do Boa Boa Vista mostram que em 2019 as vendas pelo ecommerce no Dia das Crianças tiveram um crescimento de 3,1% em relação a 2018. Essa data também apresentou os melhores resultados do em relação a outras datas comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Pais. (fonte https://go.linka.com.br/2de28)
Dia 15 – Dia do professor
Uma boa ocasião para incentivar os seus clientes a homenagearem e presentearem os seus mestres. Explore os segmentos de livros e também de flores.
Dia 31 – Halloween
O Dias das bruxas é comemorado sempre no dia 31 de Outubro. Apesar da data ter um apelo especial para segmentos como fantasias, lentes coloridas, maquiagem artística, e decoração é possível usar a imaginação para explorar outros nichos. Capriche nas referências a cultura pop.
Livros de terror e ficção, coleções de filmes, tudo isso também gera bastante impacto nessa data.
Novembro
Prepare-se para um significativo aumento no volume de compras. Além da realização da Black Friday, o mês também é marcado pelo recebimento do 13º Salário e o volume de compras é beneficiado pela proximidade do natal.
Dia 02 – Dia de Finados
Dia 11 – Dia dos Solteiros
É uma data praticada principalmente pelos marketplaces chineses, Apesar de ainda não ter a mesma força no Brasil, a data pode ser explorada para incentivar seus clientes a presentearem a si mesmos.
Dia 15 – Proclamação da República (feriado)
Dia 27 – Black Friday
A Black Friday já é considerada a principal data para o ecommerce no Brasil e vem se fortalecendo ainda mais. Nesse período, varejistas chegam a registrar um crescimento de até 120% nas conversões.
É por isso que a data exige muita preparação e planejamento que deve acontecer o ano todo. É preciso um especial cuidado com o estoque, para que não faltem e não sobrem produtos, e também com a logística, garantindo a entrega dos produtos adquiridos.
Outro ponto a que o lojista deve estar atento é aos canais de atendimento e também a infraestrutura da loja virtual, evitando instabilidade com o aumento do volume de vendas.
Negocie com antecedência com seus fornecedores e marketplaces para oferecer descontos reais, nada de “a metade do dobro”.
Assim você também garante a confiabilidade e a boa relação do cliente com a sua marca. Também é importante ter uma linguagem clara e definir bem as regras de trocas e devoluções para auxiliar o seu atendimento.
BOX: Dados:
Dados do Ebit mostram que em 2019 a Black Friday foi responsável por um total de R$ 3,2 bilhões em vendas, uma alta de 23,6% em relação á 2018. As categorias mais vendidas incluem eletrodomésticos, smartphones e eletrônicos. (fonte https://go.linka.com.br/b9620)
Dia 30 – Cyber Monday
A Cyber Monday é um evento que também vem ganhando bastante força no Brasil nos últimos anos. Ela corresponde à primeira segunda-feira depois da Black Friday. É uma tentativa dos lojistas de estender as promoções, especialmente no setor de eletrônicos.
É uma boa época para promover a queima de estoques, deixando caminho livre para os lançamentos do natal.
Pode ser um bom período para promocionar itens que não estavam na Black Friday, promover campanhas de reengajamento e recuperar carrinhos que foram abandonados com condições especiais.
Dica Linka: Mesmo sendo eventos separados, muitos lojistas integram as suas ações para Black Friday e a Cyber Monday, realizando um esquenta já na quinta-feira e mantendo as promoções até o início da semana.
Dezembro
Chegaram as férias de verão, ótima oportunidade para ser explorada pelo mercado de turismo! Esteja preparado também para as compras de final de ano!
Dia 21 – Início do Verão
O Início do verão é a época de lançamento das coleções mais soltas, com tecidos leves, estampas e moda praia. Além disso, é uma excelente oportunidade para ações pensadas em turismo e campanhas de bem estar.
Dia 25 – Natal
Principal data para dar e comprar presentes, no natal as pessoas buscam pelos segmentos mais diversos.
Assim como na Black Friday, o planejamento deve começar com meses de antecedência, garantindo a reposição de estoque, o bom funcionamento da infraestrutura do seu ecommerce e principalmente a logística para garantir que os produtos cheguem ao consumidor antes do dia 25.
A comunicação também deve começar previamente. Aqui, vale a pena usar a imaginação para se diferenciar dos seus concorrentes, criando conteúdos exclusivos para o natal e destacando ofertas dos produtos mais desejados em canais estratégicos.
O foco das vendas deve estar na experiência de compra do cliente, então tematizar seu ecommerce é indispensável. Você também pode investir em entrega rápida para aqueles que deixaram as compras para a última hora e também em embalagens e cartões que servem como um diferencial.
Outro ponto importante, assim como na Black Friday, é deixar as regras de troca e devolução muito bem definidas. Assim você auxilia o seu atendimento.
Box: Dados: Levantamento da ClearSale, empresa especializada no ecommerce, mostra que o brasileiro gastou cerca de R$ 14,1 bilhões no ecommerce entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro. (fonte https://go.linka.com.br/1bd34)
Dica Linka: Na proximidade de datas importantes para o comércio, entre em contato com os marketplaces no quais você anuncia e veja saiba quais ações que eles estão planejando.
Dia 26 – Boxing Day
A data foi criada pelo ecommerce para promover a desova dos produtos que não foram vendidos no natal, com preços e condições especiais.
Feriados Prolongados 2020
Os feriados prolongados são sempre uma boa oportunidade para o turismo. Pense em promoções e pacotes especiais que contemplem essas datas:
- 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal
- 10 de abril (sexta-feira):Paixão de Cristo
- 21 de abril (terça-feira): Tiradentes
- 1º de maio (sexta-feira): Dia Mundial do Trabalho
- 7 de setembro (segunda-feira): Independência do Brasil
- 12 de outubro (segunda-feira): Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (segunda-feira): Finados
- 15 de novembro (domingo): Proclamação da República
- 25 de dezembro (sexta-feira): Natal.
Aniversários Capitais Brasileiras
Nos aniversários das capitais nacionais vale a pena pensar em promoções voltadas especialmente para esses lugares. Frete grátis para a cidade aniversariante é uma das possibilidades.
Janeiro
- 12- Belém (Pará)
- 25- São Paulo (São Paulo)
Fevereiro
- 04- Macapá (Amapá)
Março
- 01- Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
- 12- Recife (Pernambuco)
- 17- Aracaju (Sergipe)
- 23- Florianópolis (Santa Catarina)
- 26- Porto Alegre (Rio Grande do Sul)
- 29- Salvador (Bahia)
- 29- Curitiba (Paraná)
Abril
- 08- Cuiabá (Mato Grosso)
- 13- Fortaleza (Ceará)
- 21- Brasília (Distrito Federal)
Maio
- 20- Palmas (Tocantins)
Julho
- 09- Boa Vista (Roraima)
Agosto
- 05- João Pessoa (Paraíba)
- 16- Teresina (Piauí)
- 26- Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
Setembro
- 08- São Luís (Maranhão)
- 08- Espírito Santo (Vitória)
- 21- Porto Velho (Rondônia)
Outubro
- 24- Manaus (Amazonas)
- 24- Goiânia (Goias)
Dezembro
- 05- Maceió (Alagoas)
- 12- Belo Horizonte (Minas Gerais)
- 25- Natal (Rio Grande do Norte)
- 28- Rio Branco (Acre)
Os segredos para ter um ano promissor nas vendas
Datas comemorativas são excelentes gatilhos para impulsionar as compras no seu ecommerce, mas a sua estratégia não pode ficar restrita apenas a esses dias. É preciso trabalhar estratégias que atraiam clientes de forma recorrente, e não apenas em datas especiais. Abaixo seguem algumas dicas que devem ser levadas em conta todos os dias para garantir o sucesso do seu ecommerce ao longo de todo o ano.
1 – Pense a logística da sua loja
É imprescindível contar com uma boa logística, desde a negociação com fornecedores, até a garantia de entrega passando pela boa administração dos seus estoques. Negociando com fornecedores com antecedência, especialmente quando o intuito é criar promoções, é uma forma de garantir preços de fato mais competitivos. O estoque em dia e a logística de entrega asseguram que você disponha sempre dos produtos vendidos e de que eles cheguem a tempo aos compradores.
2 – Analise os resultados de anos anteriores
Ao traçar qualquer tipo de estratégia para o seu ecommerce é preciso ter em mente o que deu certo e o que deu errado nos períodos anteriores. Além disso, uma boa análise de resultados mostra exatamente quais os períodos que oferecem um maior potencial de venda para o seu negócio e que, portanto, devem ter uma atenção especial na hora do planejamento.
3 – Entenda o perfil do seu cliente
Algumas datas possuem um apelo maior para determinados segmentos de ecommerce, o que não significa que outros nichos também não possam ser trabalhados. É tudo uma questão de conhecer o perfil do seu cliente, quais suas áreas de interesse e quais as datas que possuem maior apelo para ele.
Conhecendo o seu público você também analisa o melhor período e também a melhor forma de abordá-lo.
4 – Tenha uma boa plataforma
No caso do ecommerce, o sucesso do negócio depende também do bom funcionamento da sua plataforma.
Antes de períodos que representam um grande aumento no número de compras, aproveite para testar a capacidade da sua plataforma, evitando quedas no sistema que podem levar a perda de clientes e até mesmo prejudicar a imagem da sua empresa.
5- Garanta a segurança do seu ecommerce
O ecommerce trabalha com dados sigilosos, alguns muito sensíveis como dados bancários e de cartão de crédito. Por isso é imprescindível ter uma atenção redobrada a segurança desses dados, impedindo que caiam nas mãos de hackers e ladrões de dados. Além de garantir a segurança dos clientes, você garante a boa reputação da sua loja.
Um bom sistema de segurança também pode ser vital no caso de compras fraudulentas, especialmente aquelas realizadas com cartão de crédito.
6 – Tenha um bom sistema de atendimento ao cliente
Além de ser uma determinação legal para os serviços de ecommerce, disponibilizando canais de atendimento garante que seu cliente tenha uma melhor experiência de compra, além de permitir uma aproximação com a sua marca.
7 – Invista no Marketing
Uma boa estratégia de marketing é o diferencial entre o sucesso e o fracasso do seu negócio, seja em datas comemorativas como em todos os dias do ano. Crie estratégias que te ajudem a atrair clientes o ano todo, aumentando o seu tráfego, como hotsites exclusivos, campanhas de e-mail marketing, landing pages para captar possíveis consumidores, e-books e demais conteúdos, entre outras ações que estabeleçam uma comunicação contínua com seu público.
Sobre a Linka:
Muito mais do que uma agência, a Linka é uma parceira em Marketing Digital sempre pronta para encarar desafios, resolver problemas e apresentar soluções aos nossos clientes. Contamos com um time multidisciplinar com especialistas em campanhas de anúncios pagos, SEO, Inbound Marketing, Social Media, Analytics & BI e Criação que atuam em todas as etapas da jornada de compras, unindo pessoas e negócios e convertendo visitantes em consumidores.
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