Linka Linka Linka
  • HOME
  • SOBRE
  • SERVIÇOS
  • MATERIAIS EDUCATIVOS
  • CASES
  • CLIENTES
  • BLOG
  • CONTATO
Detalhes do Post
e-commerce e social media
ecommerce, marketing, social media
16 de setembro de 2020
Deixe um comentário

Ecommerce e Social Media crescem no Brasil em 2020

Em 2020, o isolamento social mudou o comportamento dos consumidores em todo o mundo e no Brasil isso não foi diferente. Dados apresentados na última edição do Kantar Talks, que aconteceu entre os dias 1 e 3 de setembro, mostram que em poucos meses o ecommerce brasileiro cresceu o que estava previsto para anos. 

A mudança aconteceu por dois motivos, segundo Adriana Favaro, diretora de desenvolvimento de negócios da Kantar IBOPE Media; “um por que as pessoas que já compravam online estenderam o consumo para outras categorias”, explica, “e dois porque muitas pessoas compraram online pela primeira vez na vida”.

Segundo o levantamento realizado pela Kantar IBOPE Media e apresentado durante o evento, 11,3% dos lares brasileiros realizaram compras pelo celular nos últimos meses. Os segmentos que apresentaram maior crescimento no número de vendas foram o de fast food (54%), remédios (37%) e itens de vestuário (34%).  

“O whatsapp se tornou para muitos comerciantes uma forma de delivery”, afirma Adriana, “a venda por telefone cresceu em toda a América Latina, inclusive no Brasil”.

Ainda segundo a pesquisa, 21% dos entrevistados fizeram a primeira compra de comida e bebidas pela internet durante a pandemia, 19% consumiram vídeos on-demand e 9% realizaram consultas médicas por telemedicina.

O levantamento também mostra que as mudanças nos hábitos de consumo vieram para ficar, com 53% dos entrevistados afirmando que deverão manter os novos hábitos de consumo mesmo após o fim do isolamento. 

Confira a íntegra da apresentação:

 

Ecommerce deve faturar R$ 111 bi em 2020

Outra pesquisa, desta vez realizada pela Kearney e publicada em agosto estima que o ecommerce brasileiro deve registrar um faturamento de R$ 111 bilhões em 2020, uma cifra 49% superior ao ano passado. Na projeção para 2021/2024 a expectativa é que os novos hábitos de consumo gerem uma receita adicional de R$ 69 bilhões, com um crescimento do mercado de 17,3% ao ano.

Social Media também apresentou crescimento

O levantamento da Kantar também analisou o comportamento dos usuários nas redes sociais, mostrando que, desde o início do isolamento houve um aumento significativo no acesso aos serviços de social media. 

O Youtube apresentou um crescimento de 87% em acessos por usuários entre 10 e 34 anos, 75% entre 35 e 54 anos, e 56% por pessoas acima de 55 anos. No Instagram o aumento foi de 69% na primeira faixa etária, 51% na segunda e 34% na terceira. Já no Tiktok o aumento dos acessos entre as faixas etárias foi de 35%, 24% e 14%, respectivamente.
22% dos entrevistados afirmam estarem trabalhando em casa e 14% alegam que fizeram uma videoconferência pela primeira vez na vida durante a pandemia. 

Expectativas para o futuro

O estudo mostra ainda que no Brasil, a preocupação com a pandemia e o fator econômico é maior do que no restante do mundo. Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados se disseram muito preocupados com o futuro e isso reflete também na relação dos consumidores para com as marcas. Para Adriana, “os consumidores esperam que as marcas tomem medidas para a criação de um mundo melhor”. 

Entre em contato com a Linka

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing Digital
Categorias
  • Agência de marketing digital
  • Analytics
  • Call Tracking
  • Ecommerce
  • Geral
  • Inbound Marketing
  • Marketing de Conteúdo
  • Mídia Programática
  • Mídias Pagas
  • Mídias Sociais
  • Novidades
  • recuperação de cliente
  • SEO
Artigos Populares
Pilar pages topic clusters e o futuro do SEO. LINK
Pilar pages, topic clusters e o futuro do SEO. 
maio 05, 2022
Como vender mais com estrategias de inbound marketing Link
Como vender mais com estratégias de inbound marketing?
abril 28, 2022
Acoes de midias que trazem mais resultados no digital Link
Ações de mídias que trazem mais resultados no digital
abril 25, 2022
Google ainda considera nome de dominio para o posicionamento organico Blog
Google ainda considera nome de domínio para o posicionamento [...]
abril 14, 2022
6 beneficios do novo Google Analytics 4 Blog
6 benefícios do novo Google Analytics 4
abril 07, 2022
videos
Usando os vídeos para a sua estratégia de marketing [...]
fevereiro 01, 2019
Instagram Compras
Instagram lança recurso para lojas que estão no app
março 23, 2018
eleicoes 2018
Eleições 2018: Saiba como fazer anúncios políticos no Facebook [...]
agosto 03, 2018
produzir-conteudo-seo
Como produzir um conteúdo otimizado para SEO
janeiro 29, 2018
Erros Marketing Conteúdo
7 Erros do Marketing de Conteúdo que estão atrapalhando [...]
outubro 20, 2017
Curta nossa Página no facebook
Agência Linka

Agência Linka


Serviços

  • Mídias Pagas
  • Mídias Sociais
  • SEO
  • Inbound Marketing
  • Criação (arte e redação)
  • Digital Web Analytics



Mapa do Site

  • Home
  • Sobre
  • Serviços
  • Sócios
  • Clientes
  • Blog
  • Contato



Outros

  • Trabalhe Conosco
  • Recuperação de Clientes
  • Mídia Programática
  • Call Tracking