O que é Inbound Marketing e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer
O Inbound Marketing consiste em um conjunto de técnicas e estratégias de marketing com o objetivo de atrair clientes e gerar conversões através do uso de conteúdo relevante.
Ao contrário do marketing mais convencional, não é a empresa quem vai atrás dos clientes, e sim os clientes que encontram a marca através de diferentes canais – como os mecanismos de buscas, redes sociais, blogs, entre outros.
Fazendo uma tradução livre, o termo “Inbound Marketing” seria algo como “marketing de atração”. A melhor forma de gerar essa atração é disponibilizando um conteúdo personalizado e autoral, com a identidade da marca.
Um dos benefícios desta estratégia é a possibilidade de educar sua audiência ao mesmo tempo que alcança potenciais clientes do seu segmento, influenciando na decisão de compra.
A função do inbound marketing
As fronteiras entre o real e o digital estão cada vez mais permeáveis. É por isso que as estratégias de inbound marketing são essenciais, pois elas garantem que o seu marketing alcance patamares que as estratégias mais tradicionais não conseguem.
Além disso, tudo feito pelo inbound é possível ser mensurado. Desta forma, torna-se possível analisar os dados e saber quais são as melhores estratégias para o seu negócio, alterando o que não traz os resultados esperados.
O inbound marketing também traz:
- Mais visibilidade para o seu negócio
- Atração de clientes em potencial
- Conteúdos exclusivos que fazem a diferença
- Diminui o custo investido na aquisição de novos clientes
- Otimização do processo de vendas
Como o inbound marketing ajuda a sua empresa
Essas estratégias podem resultar em uma economia de 62% em relação ao investimento com marketing convencional para alcançar os mesmos resultados. Ou seja, não ter uma estratégia de atração pode trazer grandes prejuízos para qualquer marca.
O uso cada vez mais frequente dos mecanismos de busca, o acesso aos e-mails em diferentes dispositivos e a penetração das marcas nas mídias sociais também oferecem mais oportunidades para fazer inbound marketing.
Para que sua estratégia seja bem sucedida, é importante pensá-la de acordo com essas instruções:
Veja mais informações sobre o funil do inbound marketing aqui.
Quer saber mais sobre inbound marketing ou criar a melhor estratégia para você? Entre em contato com nossos especialistas e agende uma reunião!