Descubra o que é o conteúdo evergreen e qual a importância dele para o seu blog
Escolher o formato do texto é uma das principais etapas do marketing digital, pois é ele que determina qual é o objetivo da sua estratégia, o responsável pelo reconhecimento da sua marca e também pela visibilidade da sua empresa.
Um dos estilos de texto que mais trazem resultado para o seu site é o conteúdo evergreen, que mantém o valor durante vários anos e não se tornam obsoletos com o passar do tempo. Abaixo, conheça mais sobre esse tipo de artigo e aprenda a usá-lo em seu blog!
Afinal, o que é um conteúdo evergreen?
Ao criar um blog ou qualquer outra página que tem como objetivo divulgar conteúdos, você pode optar por dois tipos diferentes de texto: os noticiosos ou os evergreen.
Os noticiosos, assim como o próprio nome já diz, falam sobre os mais recentes lançamentos do mercado. Ao publicá-los, você atrai para o seu site os visitantes que buscam se atualizar e conhecer mais sobre aquele assunto. Esses conteúdos já são publicados com um curto prazo de validade, pois logo se tornam ultrapassados, e geram resultados mais rapidamente.
Já os textos evergreen são publicados com o intuito de educar um leitor a respeito de algum assunto, por conta disso, possuem informações mais aprofundadas, como um guia, por exemplo. Dependendo da qualidade do seu conteúdo e da relevância das informações que ele contém, ele pode, inclusive, se tornar referência na área. Esse tipo de texto não tem prazo de validade e não perde o seu valor, independente do tempo.
Agora que você já sabe o que é um conteúdo evergreen, veja alguns modelos de texto que não seguem essas características.
Por que usar esse tipo de conteúdo?
O conteúdo evergreen traz uma série de benefícios para o seu site e, por conta disso, é indispensável apostar nesses conteúdos para fazer parte da sua página. Confira alguns dos motivos para investir nesse formato de texto:
– Sua marca ganha autoridade no mercado
Como o conteúdo evergreen é mais específico e mais completo, ao postá-lo, o seu blog tem mais chances de ser reconhecido como autoridade no assunto. As marcas que conquistam lugar de destaque no mercado transmitem mais confiança e, consequentemente, geram mais vendas.
– Sua página nos primeiros resultados do Google
Aparecer nos primeiros resultados do Google na busca orgânica é fundamental para todas as marcas que desejam ser reconhecidas no mercado. A melhor estratégia para alcançar as primeiras posições no maior buscador do mundo é apostar em bons conteúdos, que sejam relevantes para os usuários e que atraiam mais visitas.
– Mais visibilidade para o seu site
Quanto maior for a relevância do seu conteúdo, mais pessoas terão interesse em pesquisá-lo. Dessa maneira, seu blog atrai cada vez mais visitas, gerando uma maior visibilidade para a sua marca e aumentando suas chances de conversão.
– Seu blog gera mais leads
Graças à especificidade do conteúdo, os textos evergreen atraem leitores que estão muito interessados pelo assunto e desejam aprofundar os conhecimentos a respeito de um determinado tema. Como esses visitantes estão sedentos por mais informações, são mais propensos a baixar seus materiais e, consequentemente, se tornarem leads.
Como produzir um conteúdo evergreen?
Para produzir um conteúdo que seja evergreen, é necessário estar atento a alguns detalhes que fazem toda a diferença na relevância do seu texto. Veja, abaixo, algumas dicas que separamos:
– Foque no topo do funil
A maioria dos conteúdos evergreen são produzidos no topo do funil, que é a etapa em que os clientes ainda não tem muita familiaridade com o assunto falado no texto. Nesse momento, os leitores estão descobrindo um problema que eles possuem, mas ainda não sabem como ele pode ser resolvido.
Por conta disso, a dica é não abusar de termos muito técnicos e, sim, focar em informações básicas e educativas.
– Comprometa-se com a pauta
Essa regra vale para todos os conteúdos que você irá produzir: não fuja da proposta da pauta e comprometa-se a abordar o que o seu texto propõe. Dessa forma, o seu leitor não se sentirá enganado ao terminar de ler o artigo e você fideliza cada vez mais pessoas interessadas.
– Pesquise bastante
Para que seu texto tenha informações relevantes, é necessário pesquisar bastante sobre o assunto que será abordado. Portanto, leia diversas fontes antes de começar a escrever e extraia o melhor de cada uma delas. Além disso, nunca pare de estudar sobre a sua área de atuação: leia livros, faça cursos e esteja sempre antenado nas novidades do mercado.
– Escreva conteúdos simples e relevantes
Como a ideia é educar o leitor e ensiná-lo sobre um assunto que ele não conhece, a dica é ser o mais simples possível e evitar frases e termos muito complexos ou técnicos. Apesar de apostar no básico, é indispensável que o seu assunto seja relevante, ou seja, que ensine algo novo e que resolva algum dos problemas do seu leitor.
Quais são os formatos de conteúdo evergreen?
Para que você possa aproveitar os diferentes tipos de conteúdo evergreen, veja, abaixo, alguns dos formatos mais usuais e descubra qual é o mais adequado para o seu blog!
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