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Netnografia
9 de março de 2018
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Netnografia: estudando o comportamento online de seu consumidor

A Netnografia, também conhecida como a etnografia das comunidades on-line, é uma técnica de pesquisa para entender os comportamentos nos ambientes virtuais. Ela é muito utilizada pelo marketing e busca entender melhor o mercado e o consumo através da antropologia.

O comportamento do ser humano é diferente no ambiente online: suas escolhas são mais rápidas ao mesmo tempo que o relacionamento entre cliente e marcas é mais fugaz. Por outro lado, a internet permite mais interatividade entre a empresa e seu consumidor, assim como a indicação de produtos e serviços que ele pode gostar.

Para traçar um perfil do público virtual, a Netnografia analisa diversos aspectos usando técnicas bem específicas de pesquisa de marketing. Ao entender alguns fenômenos é possível estabelecer as melhores estratégias para a sua marca.

O que é Netnografia?

Não se trata apenas de uma pesquisa na internet. Ao fazer um levantamento desse modo, o principal objetivo é conhecer e entender profundamente o comportamento que os usuários têm na internet. Isso inclui como eles se relacionam, convivem e quais são os seus principais interesses. Quando feito da maneira correta, esse estudo permite que especialistas do marketing tenham insights mais sinceros.

A metodologia deve estimular respostas verdadeiras e espontâneas, para que seja possível descobrir o que os consumidores realmente gostam e fazem. Ela deve chegar ao objetivo rapidamente, visando atingir uma grande quantidade de pessoas de uma forma mais profunda.

Criando estratégias de marketing a partir da Netnografia

São várias as aplicações da netnografia, seja para lançar um produto, aumentar a visibilidade de um site ou crescer o número de vendas. Tendo a análise em mãos, você pode criar suas buyer personas com mais fidelidade ao seu público-alvo. Com isso, as estratégias de marketing ficam mais embasadas em dados e informações da realidade.

Entre as situações que esse estudo se aplica está a construção de uma reputação melhor para a marca, de acordo com o público-alvo. Isso ajuda a valorizar os produtos da sua empresa ou serviço.

Além disso, com esses resultados é possível explorar algumas conexões com outros canais que seu público considere mais relevante. Hoje em dia, por exemplo, os influenciadores fazem parte das principais ferramentas utilizadas pelo marketing digital em busca de maior destaque.

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