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9 de fevereiro de 2018
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Usando palavras processuais na sua estratégia de marketing digital

Ao produzir um conteúdo, apresentar uma palestra, tentar fechar uma venda, ou qualquer outra situação em que você lida diretamente com outras pessoas, é muito importante pensar na melhor maneira de chegar até o seu interlocutor. Mesmo com todas as restrições que o veículo escolhido possa ter, é essencial tentar se adaptar para gerar envolvimento e engajamento.

O primeiro passo para isso é perceber que ninguém pode captar todas as informações que recebe. Por isso nosso cérebro filtra esses conteúdos de acordo com aquilo que temos maior afinidade.

Algumas pessoas têm mais facilidade de compreender e se envolver com mensagens visuais, outras em mensagens auditivas e há ainda aquelas que têm uma tendência cinestésica. É natural que usemos todas essas “sensações”, mas uma sempre acaba se sobressaindo.

Mas como produzir conteúdo, online ou offline, de maneira a entreter e prender a atenção de todos? Uma das maneiras de tornar seu conteúdo mais interessante é o uso de palavras processuais.

O que são as palavras processuais?

As palavras processuais, também chamadas de predicados, são aquelas que significam ações e relações, podendo ser adjetivos, verbos e advérbios. Elas indicam como a pessoa representa a informação em sua mente.

Perceber como uma pessoa monta e recebe melhor sua comunicação é saber como ela constrói internamente suas experiências. Ao entrar em contato usando esse código, fica mais fácil entrar em seu mundo e fixar sua mensagem causando empatia.

Visual: essas pessoas devem ter a sua sensação visual aguçada com o uso de palavras que remetam a esse sentido. Por exemplo, “a olho nu”, “acender”, “apagar”, “deu branco”, “ilusão”, “fotográfica”, “ponto de vista”, “revelar”, “tem a ver”, “imagem”, “brilho”, entre outras. Ou seja, usando no sentido figurativo ou literal, essas palavras ajudam a prender a atenção do seu leitor ou ouvinte.

Auditivo: para quem tem a audição como caminho mais fácil de compreensão, usar as palavras desse campo semântico pode ajudar bastante a passar sua mensagem. Entre as sugestões estão “agudo/grave”, “anunciar”, “barulho”, “boato”, “clic”, “comentário”, “declarar”, “explicar”, “dizer”, “fofoca”, “gritar”, “queixa”, “rumores”, “som”, entre outras.

Cinestésico: já para as pessoas que têm maior facilidade em compreender e se expressar através da sensação do tato, paladar ou olfato, basta procurar as palavras que estejam mais neste campo. Algumas opções são “doce”, “agradável”, “conforto”, “emocional”, “exagerado”, “gostoso”, “odor”, “pesado”, “pressão”, “sentir”, “sólido”, “tenso”, e tantas outras.

Inespecífico: há também palavras que podem ser usadas de forma inespecíficas, como “acreditar”, “aprender”, “aumentar”, “comunicar”, “conhecer”, “decidir”, “entender”, “escolher”, “igualar”, “lembrar”, “informar”, “organizar”, “perceber”, “receber”, “solucionar” e “vender”.

Online x Offline

Essas palavras podem estar em seu discurso tanto no meio online quanto offline. O importante é perceber qual é a melhor maneira de chamar a atenção do seu interlocutor e então fazer uso deste léxico, garantindo que a mensagem seja passada, seja por telefone, e-mail, troca de mensagens ou um texto que você deseja escrever.

Para saber mais, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!
[Infográfico GRATUITO] Como fazer o conteúdo para o seu site

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