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28 de junho de 2019
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Como escolher a melhor mídia para as campanhas de performance da sua empresa

Quando chega o momento de planejar uma campanha, surge a dúvida: devo usar o Facebook Ads, Google Ads, e-mail marketing, automação ou outras mídias?

Para responder a essa questão deve-se levar em conta a amplitude do orçamento disponibilizado, o perfil do público, a experiência do produto no mercado, qual é o modelo comercial e qual é a visibilidade digital da marca.

Selecionar os canais adequados forma a base sólida para uma campanha de marketing digital ter sucesso. Por isso, é importante ser guiado por dados precisos e relevantes.

Cuidado com o “empirismo”

O método empírico de escolha das mídias leva em consideração apenas as preferências do analista de marketing ou dos gestores. Ou seja, por encontrar determina afinidade com certa plataforma, ela é escolhida enquanto outras, que poderiam trazer resultados melhores, são preteridas.

Portanto, o primeiro passo para uma campanha de sucesso é evitar os achismos e se basear no histórico da marca.

Portanto, faça um estudo a respeito dos canais para saber quais são os mais indicados de acordo com o seu objetivo. Isso ajudará também a escolher o melhor horário, público, valor de investimento, entre outros fatores da sua estratégia.

Enquanto um usuário costuma ter 900 interações até comprar um veículo, ao comprar um vinho a média de interação seria de 1 a 10 pesquisas.

Para produtos disruptivos: No caso de produtos inovadores, as campanhas se saem bem em redes sociais, rede de display e e-mail marketing. Afinal, é necessário alcançar o consumidor e não apenas esperar que ele chegue até o seu produto.

Para produtos consolidados: Se já for um produto conhecido dos consumidores e que eles normalmente buscam, as campanhas podem ser feitas em rede de pesquisa e comparador de preço, além das redes sociais, rede de display e o tradicional e-mail marketing.

Há diferenças também quanto ao perfil do público desejado. Se o produto for voltado a um público B2B, é necessário ter ações contínuas – uma vez que o prazo de decisões pode ser mais longo. Para isso, valem as redes de pesquisa, redes sociais, rede de display, e o e-mail marketing, aproveitando a atenção que as pessoas precisam ter ao seu e-mail no ambiente corporativo.

Se o produto tem como objetivo o consumidor final, há uma variedade maior de possibilidades. As mídias podem ser a busca local, guias, redes sociais, comparador de preço, buscadores, marketplace, e-mail marketing e também a rede de display.

Adequação do orçamento

Uma estratégia completa de marketing digital deve incluir SEO, social media, inbound marketing e tudo que for possível (e plausível!) para a sua marca.

Mas nem sempre o orçamento é o suficiente para investir em tudo. Portanto, veja bem onde você irá investir a verba, de uma maneira que partes importantes não fiquem sem nada.

Fique acompanhando o desempenho das campanhas, desta forma, se algo sair do que foi previsto, você poderá mudar para otimizar o investimento e gerar mais retorno.

Quer saber mais sobre marketing digital? Entre em contato para agendar uma reunião com nossos especialistas e conheça as soluções da Linka para a sua empresa!

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