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5 de setembro de 2018
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Algoritmos das redes sociais: entenda como eles funcionam

Os algoritmos das redes sociais consistem em fórmulas inteligentes para categorizar os conteúdos que estão disponíveis nas redes, apresentando-os aos usuários que demonstram real interesse em seus assuntos.

Esta é uma maneira bastante eficiente para aproximar as empresas de seus prováveis clientes, além de outros indivíduos que podem ter alguma afinidade maior com a sua marca. Além disso, os algoritmos selecionam para os feeds de notícias não apenas os posts mais recentes, mas principalmente aqueles que satisfazem os interesses de cada usuário.

Ou seja, desta maneira é feita automaticamente uma segmentação de público – compreendendo quais são as pessoas mais habituadas com o tipo de conteúdo que você tem a oferecer, priorizando-as no momento da exibição.

Princípios do algoritmo

Cada algoritmo pode priorizar determinados aspectos ou tipos de comportamento. No entanto, basicamente o que é levado em conta é a interação de cada usuário com os conteúdos disponíveis na rede. Quem postou e quais foram as reações que a postagem recebeu, por exemplo, é determinante para o sucesso do conteúdo publicado.

Nesse ponto, a popularidade do conteúdo também é relevante para sua priorização nos feeds. Quanto maior o engajamento, mais chances ele tem de ser exibido para as pessoas.

Os benefícios do algoritmo

Atualmente é possível encontrar em uma única rede social diversos recursos que normalmente estavam separados em diferentes plataformas. Imagens, vídeos, espaços para conversas, conteúdo em texto, ao vivo, entre muitas outras opções, estão disponíveis para os usuários de uma mesma rede.

Com tantos recursos, os usuários têm ficado mais tempo em uma única rede social, fazendo com que as marcas precisem de mais criatividade e empenho para criar materiais especiais que se tornem relevantes.

Dicas de como lidar com os algoritmos em cada rede

Apesar de muito similares, os algoritmos agem de maneira diferente em cada rede. Veja algumas dicas de como criar conteúdos relevantes e aproveitar melhor cada uma dessas plataformas.

Instagram

O Instagram foi criado, originalmente, sem a presença dos algoritmos. No entanto, com o crescimento da plataforma, desde 2016 ele perdeu o critério de cronologia para exibir as publicações e passou a mostrar apenas aquelas que são consideradas “mais relevantes” para os seus usuários.

Organicamente, as contas que tenham mais usuários em comum serão exibidas primeiro no seu feed de notícias. É necessário também que a publicação consiga maior engajamento, como likes e comentários, destacando a sua relevância.

Para conseguir maior destaque, devem ser levados em consideração critérios como o melhor horário para postar, criar conteúdos atrativos visualmente, ter um CTA, investir nas várias possibilidades da plataforma, usar hashtags e interagir com seus seguidores.

Facebook

O algoritmo do Facebook é bastante debatido e molda a maneira de interação entre os seus usuários. As principais bases dele estão em estabelecer a quantidade de postagens mostradas, a priorização do indivíduo que publicou o conteúdo – assim como a relação com os demais usuários, o engajamento de postagens específicas, a autenticidade do conteúdo, potencial de cliques, entre outros.

Notícias mais recentes também dão conta que um critério para o aparecimento dessas publicações no feed é a proximidade com os usuários, priorizando as postagens de amigos e familiares.

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social para profissionais de variadas áreas. Ele permite às marcas e seus usuários se posicionarem como especialistas de determinados assuntos, além de favorecer oportunidades de vendas ou de posicionamento no mercado.

O papel do algoritmo do LinkedIn é selecionar conteúdo relevantes e destacar quem se posiciona como uma autoridade em seus assuntos.

É normal que todo conteúdo publicado nessa rede passe por um filtro que seleciona o que é spam e o que é positivo para o usuário, a mensuração do engajamento, se a interação dos perfis é a real ou se trata de um bot e a avaliação final feita por funcionários do LinkedIn.

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