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Algoritmo Facebook
12 de janeiro de 2018
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Mudanças no algoritmo do Facebook: saiba o que fazer

Na última quinta-feira, Mark Zuckerberg, o “pai” do Facebook, jogou uma bomba para o mercado digital: uma mudança no algoritmo irá diminuir ainda mais o alcance orgânico das postagens de páginas de marcas e empresas.

Os conteúdos priorizados pelo algoritmo da rede social para aparecer nos feeds serão as postagens de amigos e familiares. De acordo com o comunicado de Zuckerberg, a intenção é estimular e priorizar a quantidade de conteúdo com “interação significativa” na rede. Mas como que fica a situação das marcas, empresas e celebridades?

Mídia paga x Alcance orgânico

Quem trabalha com mídias pagas ainda terá o seu alcance garantido. Entretanto, quem esperava alcançar uma parcela de seus seguidores organicamente terá muito trabalho pela frente.

O Facebook não divulgou exatamente como o novo algoritmo funciona e qual será o método de seleção das postagens – motivo pelo qual a empresa já teve reclamações no passado. O que se sabe até o momento é que as publicações que estimulam conversas terão prioridade às que geram compartilhamento ou apenas likes. Ou seja, será necessário criar formas de estimular a participação dos seus seguidores, principalmente pelos comentários.

A partir da interação – valendo-se dos comentários de seus seguidores, as publicações começarão a aparecer também para seus amigos e familiares.

Contudo, segundo especialistas, o uso das chamadas “call-to-action” deverão ser interpretadas pelo algoritmo como uma tentativa de “burlar” as novas regras, podendo não gerar o efeito esperado para as páginas. Por isso, evite usar palavras e frases como “comente” ou “deixe sua opinião”.

Conteúdo relevante e opinativo ganha mais destaque

Fazendo valer a velha máxima “conteúdo é rei”, mais uma vez os algoritmos irão privilegiar o conteúdo de qualidade e que instigue a participação dos usuários. Na própria nota, Zuckerberg assumiu que espera uma caída no engajamento, mas que em longo prazo isso trará mudanças benéficas para os mais de 2 bilhões de usuários da rede.

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