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20 de julho de 2018
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Topic Clusters: entenda mais dessa revolução no marketing de conteúdo

Você conhece a importância dos Topic Clusters? A oferta de conteúdo de qualidade está cada vez maior no meio digital. Por isso, é essencial pensar as melhores maneiras de otimizar seu conteúdo e torná-lo mais acessível através dos motores de busca – um dos grandes responsáveis por aumentar o tráfego em seu site.

Com o avanço da Inteligência Artificial e do Machine Learning, essas ferramentas de busca vão além da estratégia já conhecida de uso de palavra-chave. Atualmente, essas ferramentas também conseguem escanear e posicionar diferentes conteúdos de acordo com a sua relevância e a sua profundidade naquele assunto.

Uma nova forma de usar o Google

Antigamente, para se fazer uma pesquisa no Google era importante selecionar as palavras mais importantes, dando um comando o mais específico possível para se fazer entender. Isso acontecia porque esses motores de busca estavam focados principalmente no uso de palavras-chave. Desta forma, quanto mais detalhadas elas fossem, mais objetivos seriam os resultados.

No entanto, hoje em dia é possível pesquisar como se você estivesse conversando com o Google – ou outros assistentes virtuais, como a Siri. Às vezes basta falar o que você deseja e você encontrará o que procura, usando apenas a voz. Isso demonstra a evolução desses buscadores, melhorando a experiência dos usuários.

Os resultados com melhor posicionamento atualmente são aqueles que não apenas possuem todas as palavras-chave adequadas, mas também conseguem atender às necessidades de mais pessoas que buscam por aquele conteúdo.

Mas como fazer para produzir os melhores conteúdos dentro dessa proposta?

O novo SEO: Topic Clusters

Como hoje em dia os motores de busca estão mais avançados e não fazem o ranqueamento apenas pelas palavras-chave, é necessário construir seu conteúdo para que ele atenda às necessidades de quem busca, com as informações mais completas sobre o tema.

Para usar a técnica de Topic Clusters ao fazer seu SEO, é importante entender o que isso é. “Topic Clusters” significa “aglomerado de assuntos”. Na prática, você deve organizar o seu conteúdo de forma que os assuntos fiquem aglomeradas de forma clara e complementares. Ou seja, você faz uma página principal, conhecida como Pillar Page, onde seus usuários encontrarão todos os links para os demais conteúdos sobre o mesmo tema.

Estes outros artigos, que são linkados na Pillar Page, também devem conter links para a página principal, criando uma rede entre esses artigos que será facilmente entendida pelos mecanismos de busca.

Apesar de exigir um conteúdo mais trabalhado, essa técnica permite que você não precise fazer vários conteúdos, com diferentes palavras-chave, sobre o mesmo tema.

Benefícios do Topic Cluster

O ranqueamento do seu site fica melhor graças a sua estrutura de tópicos, mas essa não é a única vantagem ao optar por fazer esse tipo de organização do seu conteúdo.

Os demais artigos relacionados ao assunto também ganham maior visibilidade através dos hiperlinks que já estão conectados à sua Pillar Page. Desta forma, um tópico ou conteúdo acaba dando mais visibilidade aos demais, evitando que fiquem esquecidos em seu website.

Além disso, você consegue manter a audiência em seu website – uma vez que seu lead é direcionado de um conteúdo para outro, fazendo com que fique consumindo o que você oferece por mais tempo.

Gerando vendas

Um dos principais motivos para estar bem posicionado no Google e outros motores de busca é a capacidade de aumentar as conversões. O Topic Cluster também tem a capacidade de ajudar a aumentar as suas vendas de uma forma mais direta.

A influência nas vendas acontece através da potencialização da educação de sua audiência, afinal, seu usuário irá encontrar tudo o que ele precisa saber em uma única página, tirando suas dúvidas com mais eficácia e velocidade.

Ele também proporciona a diminuição do ciclo de nutrição. Uma vez que ele esteja mais nutrido de conhecimento, ele fica pronto mais rápido para entrar em contato e adquirir o que você tem a oferecer.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos de marketing digital? Entre em contato com os nossos especialistas e agende uma reunião para discutir as melhores estratégias para a sua página!

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